Manguezal do Rio Pojuca na Bahia, é atingido por pelo menos 800 kg de óleo
- Laila Diniz
- 26 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2020
O site do correio, postou no dia 15 de outubro de 2019, sobre o manguezal do Rio Pojuca, que fica na cidade de Camaçari. O mangue da região foi atingido por pelo menos 800 kg do óleo que tem se espalhado pelo litoral do Nordeste e chegou às praias baianas.
(Fonte: Pedro Accioly ©)
A limpeza do local foi feita em conjunto entre voluntários e agentes da Defesa Civil durante o final de semana. No domingo (13) que ocorreu o mutirão de limpeza, com cerca de 20 voluntários. A prefeitura da cidade faz monitoramento da área diariamente.
(Fonte: Defesa Civil/Divulgação ©)
Segundo o diretor do Instituto de Biologia da UFBA, Francisco Kelmo, explica a importância dos Manguezais, e que muitas espécies dependem desse ecossistema para o seu ciclo reprodutivo. Portanto essas áreas sendo atingida por todo esse "óleo", afetará negativamente, ao desenvolvimento inicial de muitas espécies.
A principio foi relatado à morte de caranguejos, pois o óleo chegou a cobrir, os buracos de suas tocas. Na retirada desse óleo, foram utilizados pequenas ferramentas, para retirar o óleo aderido nas raízes da vegetação (mangues).
O Inema, apontou que irá fazer protocolos, para indicar a maneira correta para a limpeza dos Manguezais, para que não cause danos ao ecossistema.
E logo depois foi decretado estado de emergências, nas áreas afetadas, pelo o governador em exercício.
Acesse a matéria completa abaixo:
Bibliografia
HORTÉLIO, Marina. "Manguezal do Rio Pojuca é atingido por pelo menos 800 kg de óleo". Correio, 2019. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manguezal-do-rio-pojuca-e-atingido-por-pelo-menos-800-kg-de-oleo/ Acesso em: 28 de novembro de 2020.








Comentários