top of page

Levantamento mostra que Brasil perdeu 20% dos manguezais em 17 anos

  • Laila Diniz
  • 11 de out. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 1 de dez. de 2020

A matéria postada no dia 29 de abril de 2017, pelo site G1, relata que em 2050 o aumento do nível do mar, irá extinguir os manguezais.

Nos últimos 17 anos o Brasil perdeu cerca de 20% da área de manguezais em, o principal motivo é o crescimento da urbanização. A mais recente radiografia dos biomas brasileiros comparou imagens de satélite nos últimos 17 anos. Uma pesquisa feita, no Paraná, mostrou que os manguezais diminuíram 23%. Na Bahia, teve uma redução de 21%, enquanto em Alagoas foi de 14%. Muitos fatores contribuíram na diminuição dessas áreas, porém expansão urbana foi a que mais prejudicou.

O manguezal é conhecido como o berçário da inúmeras espécies marinhas, como dos peixes, crustáceos e moluscos, necessitando desse ecossistema para reprodução e alimentação. Sendo assim, é muito importante a sua preservação. A sua extinção poderá acabar com a vida de diversas espécies de animais e também com a economia, pois muitas famílias sobrevivem por conta dos manguezais.


(Peixe-boi, mãe e filhote. Fonte: Guillaume Souvant/AFP)



Sem o manguezal, muitas espécies poderão correr risco de extinção. Podemos destacar o peixe-boi, que frequenta o manguezal pra reproduzir e se alimentar. O peixe-boi é o mamífero marinho mais ameaçado de extinção no território brasileiro e o manguezal é o seu principal abrigo.







Bibliografia



Comentários


© 2020 por ECOSSISTEMAS COSTEIROS. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram - Black Circle
bottom of page