O que são Ecossistemas Costeiros?
- Laila Diniz
- 30 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2020
(Fonte: Alessandro Augusto Alves Pinto / Wikimedia Commons)
O Brasil é um país que possui uma extensa área costeira. Essa área é de grande importância, gera renda para dezenas de famílias e são o habitat de diversas espécies de plantas e animais.
Na Costa Brasileira ocorrem diversos tipos de hábitats, sendo assim desenvolvendo uma enorme diversidade de ecossistemas.
Os ecossistemas costeiros são aqueles que estão localizados no encontro do mar ou oceano junto com meio terrestre. No Brasil existem vários tipos de ecossistemas costeiros restinga, duna, praia, ilha, costão rochoso, baía, brejo, recife de coral e o mais famoso chamado de manguezal.
Cada um dos ecossistemas costeiros citado possuem suas características, que diferem um dos outros, como por exemplo, características geológicas, volume de aporte de nutriente, grau de salinidade, comunidade biológica que coloniza o local e outros fatores. Porém, também existem algumas características em comum.
ECOSSISTEMAS COSTEIROS. Ambiente Brasil. Disponível em: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/ecossistemas_costeiros.html Acesso em: 30 de setembro de 2020;
MARTINS, Milene. Ecossistemas Costeiros. Toda Biologia, 2020. Disponível em: https://m.todabiologia.com/ecologia/ecossistemas_costeiros.htm
Acesso em: 30 de setembro de 2020.






Comentários