top of page

Importâncias e Funções dos Manguezais

  • Laila Diniz
  • 21 de nov. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 1 de dez. de 2020

Como sabemos os manguezais são de grande importância econômica e para diversas espécies de animais. Devido a sua alta capacidade de gerar condições de alimentação, reprodução, os manguezais servem como berçários e proteção para diversas espécies marinhas. Porem não diferente de outros ecossistemas, os manguezais também vem sofrendo com muitas ações antrópicas. Como por exemplo, mineração, descarga de efluentes poluidores (domésticos e industriais), aterramentos, desmatamento e grande ocupação inadequada.


Além dos manguezais oferecerem serviços para atividades humanas, principalmente como fonte de recursos pesqueiros, existem funções mais específicas relacionado ao seu papel nos processos físicos na linha costeira e sua grande influência nos ecossistemas.

(Foto: Acervo/ICMBio)




Entre essas funções podemos citar:

PROTEÇÃO DA LINHA DE COSTA

A malha é constituída pelas raízes dos mangue, que ajuda na compactação do sedimento encontrado junto à margem e com isso auxilia no impedimento da erosão e também na retenção do aporte de sedimento fino do continente. Com ajuda da maré alta, as partículas de solo conseguem chegar ao manguezal, após isso são capturadas pelo sistema radicular e depositadas no decorrer das marés baixas. Sendo assim, a margem dos sistemas estuarinos poderá indicar áreas com uma menor competência hídrica, onde as partículas de sedimento poderão se depositar e desenvolver bancos lodosos, conhecidos como áreas de progradação, e em outras áreas com maior competência hídrica, conhecidas como áreas de retrogradação, os sedimentos vão ser retirados e conduzidos para as áreas de progradação, onde serão depositados.

SEQUESTRO DE CARBONO


O manguezal, é um dos ecossistemas mais eficazes, quando se fala no combate ao aquecimento global, e isso por que ele possui uma grande capacidade de sequestrar carbono. Esse ecossistema absorve carbono atmosférico ao decorrer do processo de fotossíntese, e armazenam como carboidratos, em formas de açucares e celuloses.

É necessário a conscientização da população e principalmente do governo quanto a importância das referidas florestas. Preservá-las não provoca a diminuição ou impedimento do crescimento econômico, mas assegura nas funções dos serviços ecológicos.


PRODUÇÃO DE ALIMENTO

Os manguezais são um dos ecossistemas mais produtivos do mundo, devido ao grande volume de serrapilheira e do material particulado produzido, que são a base da cadeia alimentar.

Na maioria das vezes há uma fina lâmina de água permanente, encontrados no chão escuro do manguezal. Nesse ecossistema vivem comunidades de bactérias e fungos que decompõem as folhas, troncos e animais mortos. Toda essa matéria orgânica vai servir para uma longa cadeia alimentar, que se inicia com as microalgas, que irá alimentar as larvas, os peixes juvenis, moluscos e crustáceos e seguirá até os predadores que se encontram no topo da cadeia alimentar, como alguns mamíferos, aves e também os peixes.

ÁREAS DE REPOUSO, NIDIFICAÇÃO E BERÇÁRIO DE ESPÉCIES


Muitas aves migratórias, aproveitam vários sítios de “invernada”, geralmente sendo para pouso e alimentação, sendo muito importante para a conservação. Esses sítios ficam localizados ao longo do litoral de várias regiões do mundo. Essas aves visitam estas áreas durante o período de inverno, muitas vezes, pela falta de alimento.

Com a destruição de manguezais muitas populações de aves do Canadá e Argentina são bastante afetadas, acabam perdendo seus espaços de lazer durante o movimento migratório, e acabam precisando de mais esforços energéticos para poderem chegar ao local desejado. Com a falta de energia, pode acabar alterando no sucesso reprodutivo das espécies, ocasionando um declínio populacional.

Os manguezais são conhecidos como “berçários da natureza”, pois diversas espécies de animais como peixes, crustáceos e moluscos descobrem nesse ecossistema, ótimas condições para reprodução e alimentação. Certos peixes marinhos, como a o robalo e entre outros, utilizam as águas do manguezal para desovarem, encontrando no manguezal um ambiente favorável para o nascimento e desenvolvimento dos filhotes, servindo também de proteção contra predadores.

Existem espécies que passam a vida toda no manguezal, e outras ficam temporariamente, apenas utilizam para finalizar o ciclo reprodutivo ou de crescimento.


FILTRO BIOLÓGICO


Uma das mais importantes funções dos manguezais é a atuação como filtros biológicos. Os manguezais são capazes de reter partículas, poluentes e impurezas em suspensão na água. No sedimento dos manguezais ocorre uma forte atividade bacteriana, concebendo um ambiente anóxico, ou seja um ambiente sem oxigênio, por conta da atuação das sulfobactérias na decomposição da matéria orgânica, utilizando o sulfato. A origem dos sulfetos ocorre através da diminuição do sulfato, por oxidação da matéria orgânica. Essa redução precipita os metais pesados possibilitando a depuração da água do sistema, enquanto o substrato lamoso permanecer anóxico, esses metais ficarão retidos nele. Ainda que, os manguezais estejam aglomerando grandes concentrações de metais, como o manganês, as plantas irão apresentar baixas concentrações. O principal motivo é a adaptação da flora ao equilíbrio hídrico, impedindo a entrada de sais.

O replantio da vegetação do manguezal, tem sido recomendado como uma contribuição para o sistema de tratamento de efluentes em águas costeiras. Assim, o saneamento básico da região seria tratado. Essa seria a opção barata, especialmente nas áreas com um baixo desenvolvimento econômico.






Bibliografia


SOUZA, Caroline et al. Biodiversidade e conservação dos manguezais: importância bioecológica e econômica. 2018. P 19-22

acesso em: 14 de novembro de 2020



Comentários


© 2020 por ECOSSISTEMAS COSTEIROS. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram - Black Circle
bottom of page