top of page

Período do Defeso: O que é? E a sua importância

  • Lívia Almeida Machado
  • 27 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de dez. de 2020

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) instituiu o Defeso, que é o período de proteção à reprodução das espécies, visando proteger crustáceos, como os caranguejos.


(Fonte: Tânia Rêgo/Agência Brasil)



Durante o período de reprodução dos caranguejos, eles apresentam vulnerabilidade, por todo esse período. Devido ao fenômeno chamado de "andada", onde os caranguejos saem, em busca de parceiros reprodutivos, ficando totalmente suscetíveis a captura.


(Fonte: ICMBio)



Esse fenômeno atraí a atenção de pessoas não profissionais, fazendo com que capturem qualquer animal, sendo ele fêmea ou macho, ou até mesmo filhotes. E mesmo a captura seja feita somente à indivíduos machos, a cada um capturado, uma fêmea fica sem ser fecundada, isso trás uma consequência negativa para as espécies e também afetara a demanda do mercado.

O período do Defeso, poderá mudar de acordo com o ciclo reprodutivo de cada espécie, mas geralmente esse período acontece no tempo determinado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), nas seguintes ocasiões:

- Durante o período da reprodução (andada): machos e fêmeas;

- Após o período de reprodução (fertilização): fêmeas;

- Durante o desenvolvimento dos caranguejos: crescimento, e a muda (onde ele sai da casca, fica mole é extremamente vulnerável) pois se interferirem em seu processo de desenvolvimento ele não cresce, e o caranguejo passa de 6 a 7 anos para ficar no tamanho adulto;


Nesse período a pesca fica suspensa, sendo assim os pescadores cadastrados, recebem um beneficio social (uma ajuda de custo), desenvolvidos por órgãos ambientais locais, como ONGs. Para poder se sustentarem durante esse período, visando a proteção dos manguezais e da fauna associada.

A proteção da reprodução desses crustáceos é de extrema importância ambiental, socioeconômica. Pois além de ser um direito natural de viver, eles são o recurso alimentar de muitas comunidades, mantendo suas famílias, cultura e crenças.



(Fonte: Tânia Rêgo/Agência Brasil)





Bibliografia


BSASIL, Cristina. "Pescadores ajudam a preservar meio ambiente durante período de defeso". Agência Brasil, 2019. Disponível em:


"DEFESO DO CARANGUEJO-UÇÁ: PRESERVANDO A ESPÉCIE, CULTURA E ECONOMIA". Universidade Federal do Maranhão UFMA, 2013. Disponível em: https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=41299. Acesso em: 11 de Novembro de 2020;


Comentários


© 2020 por ECOSSISTEMAS COSTEIROS. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram - Black Circle
bottom of page