Manguezais: berçário da vida marinha
- Yago Nascimento e Gabriel Gomes
- 9 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2020
O Manguezal é um dos ecossistemas costeiros mais conhecidos no território brasileiro, com vegetação típica de pântanos. São de zona úmida, onde há desenvolvimento de lamas e solo arenoso, porém sem cobertura vegetal. O Manguezal é considerado um ecossistema costeiro pois é um local de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, motivo pelo qual estão presentes em regiões tropicais e subtropicais, onde são inundados pelas marés.
De todo Manguezal que existe no mundo, 15% se encontra em território brasileiro, no entanto no passado esse número era bem maior, infelizmente essa queda se deu pelo fato de haver construções de portos, indústrias, rodovias, nessas áreas. Os Manguezais são constituídos de fisionomias vegetais, como os apicuns que são resistentes ao fluxo de marés e automaticamente ao sal. Contém diversas árvores e muitas espécies arbustivas, e uma fauna associada, adaptada a esse ecossistema, sendo considerado um ambiente rico em biodiversidade.
(Manguezais. Fonte: Alberto Alerigi/Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0)
Bibliografia
"MANGUE", Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mangue/
Acesso em: 09 de Outubro de 2020;
"O ECOSSISTEMA MANGUEZAL", Portal de Ecologia Aquática. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=409
Acesso em: 09 de Outubro de 2020;
"O QUE É O MANGUEZAL? O QUE É O MANGUE? RESUMO COM AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS". Beduka Buscador de faculdades, 2018. Disponível em:
Acesso em: 09 de Outubro de 2020.






Comentários