top of page

Alguns ecossistemas costeiros localizados no Brasil

  • Luiz Carlos e Yago Nascimento
  • 9 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de dez. de 2020

ESTUÁRIOS


- É conhecido como uma zona de transição, é onde o fluxo de água dos rios encontra a água do mar. Eles correspondem há um ambiente em que a água doce se mistura com a água salgada, oferecendo condições exclusivas para o ambiente. Os estuários são alguns dos ambientes mais produtivos do mundo, os nutrientes e os materiais orgânicos que são trazidos nas águas ajudam em toda produção.


(Estuário. Fonte: Cassio Andrade Santos/Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0)




MANGUEZAL


- O manguezal é um dos ecossistemas costeiros mais conhecidos no Brasil, ele é um tipo de vegetação típica dos pântanos. É úmida e está presente nas zonas tropicais e subtropicais. É rico em biodiversidade, muitas espécies de animais se alimentam e procriam nessa região. Ocorre transição entre os ambientes terrestres e marinhos.


(Manguezal. Fonte: Alberto Alerigi/Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0)





MARISMA


- As marismas são plantas herbáceas, que ocorrem nas regiões de marés de estuários. Elas possuem uma grande importância no mundo, são responsáveis pela fonte de nutrientes e detritos, também servem de moradia para diversas espécies de animais. Mesmo parecendo que estão sob a água, as marismas são terrestres.


(Marisma. Fonte: Txo/Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0)




RESTINGA


-As restingas são áreas próximas ao mar formada por faixas arenosas. É uma vegetação costeira, melhor dizendo são vários tipos de vegetação que se desenvolvem na região na planície costeira. São compostas por arbustos e outras espécies de plantas. Árvores como coqueiro e chapéu-de-sol são bastante comuns.


(Restinga. Fonte: NzingaBrasil/Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0)





COSTÕES ROCHOSOS


- São regiões de transição dos ambientes terrestres e marinhos. Eles são formados por estruturas bem rochosas, que existem por quase todo litoral do Brasil. Os costões rochosos podem ser muito complexos e quanto maior for sua complexidade, maior será a diversidade de espécies presentes nesta área.


(Costões Rochosos. Fonte: Muriel Cadima/Wikimedia Commons CC BY-SA 3.0)




DUNAS


- São montanhas feitas de areia muito finas que se desenvolve com a ajuda de processos eólicos, sendo assim com ajuda do vento. As dunas estão situadas na costa ou no interior dos continentes, sendo vegetadas ou não.


(Dunas. Fonte:Patrick-br / Wikimedia Commons)





Bibliografia


MESQUITA, João Lara. "Estuário, ecossistema marinho importante, venha conhecer". Estadão, 2018. Disponível em: https://marsemfim.com.br/estuario-ecossistema-marinho/ . Acesso em: 09 de Outubro de 2020;


"MANGUE", Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mangue/

Acesso em: 09 de Outubro de 2020;


POLON, Luana. "Restinga". Estudo prático, 2018. Disponível em:

Acesso em: 09 de Outubro de 2020;


FAVERO, Jana del; ELLIFF, Carla. "Costão Rochoso". Bate papo com Netuno, 2018.

Acesso em: 09 de Outubro de 2020;


''O QUE SÃO DUNAS?", Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-sao-dunas. Acesso em: 09 de Outubro de 2020;


"ECOSSISTEMAS COSTEIROS". Suporte Geográfico, 2018. Disponível em: https://suportegeografico77.blogspot.com/2018/04/ecossistemas-costeiros.html

Acesso em: 09 de Outubro de 2020.



Comentários


© 2020 por ECOSSISTEMAS COSTEIROS. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram - Black Circle
bottom of page